No Brasil, os agentes de segurança autorizados a atuar oficialmente no setor da segurança privada “armada ou desarmada” são profissionais designados pela legislação como “vigilantes”.
A profissão de vigilante patrimonial é a atividade exercida em eventos sociais e dentro de estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio.
Os vigilantes devem ter a plena consciência das responsabilidades desse cargo de suma importância. Entre as atividades está o ato de inibir qualquer meliante que, por ventura, haja contra as leis de segurança das pessoas do lugar privado ou público.
A função de vigilante compõe um leque de profissões que atuam em prol das necessidades básicas do ser humano. Podemos destacar as funções de transporte de valores – essa atividade de transporte de numerário, bens ou valores, mediante a utilização de veículos, comuns ou especiais; a função na escolta armada – atividade que visa garantir o transporte de qualquer tipo de carga ou de valor e a função de segurança pessoal – atividade de vigilância exercida com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas.
Academia Monte Castelo